Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Natal sem preconceitos. Oportunismo ou engajamento?

By William Santos


A rede varejista Leader lançou sua campanha de Natal, intitulada “Já é Natal na Leader”, estrelada pelo ator Chay Suede e colaboradores da marca com uma mensagem diferente. Confira o vídeo:


A marca, ao desvincular a data dos símbolos natalinos e dos tradicionais pedidos de paz e desejos de felicidade, fez do anúncio um manifesto contra o preconceito, a homofobia, a descriminação racial e a intolerância religiosa, dando destaque à diversidade da festa e posicionando-se contra qualquer tipo de ódio.


A atitude, sensacional para um país como o nosso, onde os preconceitos são varridos para debaixo do tapete, seria o melhor presente de Natal que poderíamos ganhar: acabar com as intolerâncias e com o ódio ao próximo por ele ser diferente ou não comungar da mesma opinião. Mas nem todos pensaram assim. Acompanhando os comentários no site onde li a notícia, muitas pessoas acusavam a empresa de oportunismo e de utilizar esses temas para se promover. Se as redes sociais já existissem na época dos nossos antepassados, eles com certeza teriam criado o ditado: “Quem lê comentário acabará ficando grisalho” ou algo do tipo, (risos).


Geralmente quando uma marca se posiciona em relação a temas “polêmicos”, muitas pessoas veem a atitude com desconfiança, taxando o ato de oportunismo. E realmente é oportunista! É muito oportuno uma marca alcançar milhares de pessoas para dizer a elas que é a favor dos direitos humanos e da igualdade. É promover-se dizendo que está no mundo e entende as demandas de todos os que entram em suas lojas e compram seus produtos. É mostrar-se mais do que uma loja de varejo, é dar personalidade a uma marca, torna-la humana.


Se a Leader continuará a debater essas questões em suas próximas peças só o tempo dirá. Todo o posicionamento de uma marca tem um pontapé inicial e o da Leader parece ter sido este singelo manifesto natalino. Teve paz, amor, coral, mas também teve diversidade, tolerância e um importante pedido para a sociedade: não odeie.


Leia mais…


From:: Midia Publicitaria


The post Natal sem preconceitos. Oportunismo ou engajamento? appeared first on Empresa Especialista em Marketing Digital em Brasília-DF.


http://brasiliadigitalmarketing.com.br/marketing-digital/2014/12/04/natal-sem-preconceitos-oportunismo-ou-engajamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário