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quarta-feira, 30 de abril de 2014

Redação é flerte. O resto é sexo explícito.

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Redação, este eterno flerte. Quem descobre o poder das palavras demora pouco pra se apaixonar por elas. Isso porque texto publicitário é mais que um texto. É um raciocínio.


O que isso significa? Que o que se espera de um bom redator não é uma sacada, mas um conceito. Sacadas são epifanias que acontecem a qualquer momento. Raciocínio é aquela fritação de neurônios que consegue produzir volume de peças e amarar uma por uma, em uma belíssima unidade de campanha. A sacada só serve a si mesma. Quer descobrir a natureza da sua criação? Tente replicar a sua ideia. Se conseguir, significa que existe conceito. Se não conseguir, pode agradecer seus hormônios, você foi salvo por eles.


Sacada é uma rapidinha. Conceito é pra deitar na cama e ficar maravilhado. Aliás, permita-se ser autêntico. A redação publicitária é um dos poucos espaços (parece) onde autenticidade ainda pega bem.


Agora, voltando ao assunto. Muito é dito sobre redação publicitária. O famoso para cada 2 regras, 20 exceções. E geralmente, acredite, elas não passam de mentiras. Quer uma clássica? “Jamais, nunca, sob hipótese alguma usar a palavra não no título.” Pois bem:





O “não” te incomodou? A mim também não. Fica aí a prova de que tudo é possível na redação e que seus professores às vezes mentem. Desafie as regras. Mas desafie com inteligência.


Importante: Priorize os títulos. Titulo tem que ser atraente. Ponto. Não importa se o titulo é feito em 2 ou quatro tempos. Não importa ser longo ou curto. Importa é ser bom. Aqueles que inventaram que pessoas não gostam de ler são da mesma alma daqueles que inventaram os 80ml de Yakult.

Lembre-se: nada em um texto publicitário está lá de graça. Mas se dá pra sintetizar, pra que blábláblá?


[curto poema curto.
só sinto ser tão suscinto.] – Leminski


ÊÊ Trocadalhos: Era uma vez o universo das piadas. Aí existiam as piadas boas, as medianas, as razoáveis e as ruins. No submundo dos submundos da escuridão do universo das piadas, habitam seres chamados: trocadilhos. Eles são intocáveis. São recursos pobres. Pense neles, escreva alguns, ria de todos. Mas não divida com o mundo. Existem outras formas de ser popular, sem ter que beirar o ridículo. Sério.


O perigo da imagem: Texto e imagem devem andar sempre de mãos dadas. O que isso significa? Não torne tudo óbvio. Uma peça que repete em palavras o que já exibe em imagem é simplesmente fraca.


Rebuscamento: O texto publicitário é coloquial. E Sagaz. Entenda isso. Fuja de construções complexas e erudição na abordagem: Fazê-lo, Dar-lhe, etc, etc. Ninguém lê isso sorrindo.


Lá vai um toque bom e de graça: Quer dar respiro ao texto mas está na dúvida entre dois pontos e virgula? Use dois pontos.


E finalmente, o melhor conselho para você que busca escrever bem é: Escreva muito. E quanto os dedos cansaram, imite Hendrix e use os dentes.



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Redação é flerte. O resto é sexo explícito.

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