Quinze. O número de empresas especializadas em gestão de eventos que posso citar sem ao menos uma pesquisa rápida pelo Google. O mercado está expandindo, as pessoas ganham mais, gastam mais, comemoram mais. Se vocação pra festa a gente já tinha, nos últimos anos o Brasil se tornou mundialmente um dos pólos mais efervescentes de cultura. Grandes festivais movimentam o cenário brasileiro e o mundo passou a nos olhar com outros olhos.
Lollapalooza, Rock in Rio, SWU e Planeta Terra são apenas alguns dos muitos eventos que alimentam a ansiedade dos festeiros de plantão. Mas não é só de festança que somos bombardeados. As pessoas criaram um hábito cada vez mais forte de comemorar suas datas importantes com grandes festas e super produções. O que contribui para um aumento, ainda mais relevante, das consultorias de eventos e do lucro proporcionado por esse serviço. E dá-lhe brigadeiro e festa em buffet.
Obaoba até a página 3, engana-se quem pensa que gestão de eventos é um fácil passaporte para entrar em festas de graça, pegar “minas” ou impressionar os amiguinhos. Claro, isso tudo pode acontecer, geralmente acontece (êêêê), mas esse é só um bônus. Não se pode trabalhar visando isso, não se pode só pensar em benefícios. Se você quer entrar neste mercado, é bom dominar o universo. Estudar, conversar com pessoas inseridas no contexto, se informar, ser criativo, ter contatos, estar aberto a criar novos contatos. Além do domínio de um belo jogo de cintura.
Afinal, já está na raiz da palavra: EVENTO. Tudo pode acontecer. O fornecedor atrasa, cadeiras faltam, o ar-condicionado para de funcionar, acidentes acontecem, idosos saem de casa e sim, você pensou na acessibilidade? São muitos os detalhes e o exercício da paciência é diário.
Se você quiser mergulhar nesse mar de festividades e incertezas é preciso ter coragem e estar preparado. Prepare o bloco de notas, as planilhas no Excel, deixem os telefones ligados, esqueça sua vida social e se jogue nesse mundo de fantasias onde realizar sonhos é o único objetivo.
Pra quem se interessa pela área e pretende se profissionalizar, diversas faculdades em todo o país já disponibilizam cursos de graduação e especialização na área. Um bom primeiro passo é ler sobre o tema. Alguns livros são de grande importância para o entendimento inicial do mercado, e se tornam grandes conselheiros antes, durante e depois da formação acadêmica. Separamos dois títulos para os sedentos por informações do mercado. Boa leitura!
Gestão estratégica de eventos: Teoria – Prática – Casos – Atividades
Maria Cecília Giacaglia, Editora Cengage Learning.
Patrocínio a Eventos – A Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing
Rosana Zan, Difusão Editora.
Gestão de eventos: um mercado promissor
Nenhum comentário:
Postar um comentário