By Renê Ruchet
Na última segunda-feira (30), o Google anunciou o fim Orkut, que foi uma das mÃdias sociais mais famosas antes do Facebook. A notÃcia causou muita repercussão para os usuários ativos e ex-usuários que têm um carinho por todo o conteúdo existente como os depoimentos, scraps, fotos e principalmente as comunidades e que resultou em uma petição contra o fim da rede social.
Segundo o objetivo da empresa Google, é que os usuários migrem a sua conta para o G+ e assim começar a movimentar mais a rede, mas não foi essa a reação dos fãs da rede social, que agora fazem comparações com o Facebook, maior rede social do Brasil. Seria essa uma forte ameaça para a decadência da empresa de Mark Zuckerberg? O que pode mudar para Marketing Digital, caso o Orkut volte a ser a maior mÃdia social? Ou seria essa uma estratégia para competir com o Facebook? Questões para boas reflexões e perfeitas para pensar em um futuro próximo para a comunicação de muitas empresas.
Visto uma nova oportunidade para o Google investir com esta mobilização contra o fim da rede social, preparamos uma lista com 05 possÃveis mudanças na comunicação, caso o Orkut desista desse âfimâ.
- Comunidades e a sua força com a relação interpessoal entre os usuários: imagine que demais seria criar a comunidade da sua empresa e, através dos tópicos, conversar com os seus clientes ou futuros clientes? Sem contar a possibilidade de monitoramento dentro da comunidade e de uma forma mais direta.
- Adwords para o Orkut: se o Google oferece ferramentas interessantes para monitoramento e propagandas, uma ótima opção levar todas as possibilidades para a rede social.
- Algoritmos através de scraps: transformar os scraps em uma página, onde seja possÃvel compartilhar, âgostarâ e comentar o que o usuário deixou na página.
- Comunidades mais interativas: por que não se relacionar mais com os fãs da comunidade através de um tópico que seja possÃvel divulgar produtos /serviços; compartilhar fotos ou vÃdeos e com a possibilidade de gostar, comentar ou compartilhar na página do Orkut do usuário.
- Por fim e muito importante para comunicação online, a possibilidade de receber mensagens pela comunidade, levando em conta que a comunidade no Orkut seria vista como uma página, mas com diversas opções.
E quais sugestões vocês dariam para aprimorar a comunicação para as empresas, caso o Orkut não tenha o seu fim?
Source: Midia Publicitaria
Zuckerberg que se cuideâ¦
Nenhum comentário:
Postar um comentário