Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Desafio do Balde de Gelo – viral, marcas e curiosidades

By Aline Muniz

Imagem 1

Tudo começou quando o ex jogador de baseball, Pete Frates foi diagnosticado com a doença “ELA” – (Esclerose Lateral Amiotrófica). Desde então, seu amigo, Corey Griffin vinha colaborando para arrecadar doações com o intuito de ajudar a ALS Association nas pesquisas pela cura da ELA. A partir do dia 29 de julho, Corin teve a iniciativa de fazer o Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo), o desafio é imposto para 3 pessoas, essas pessoas têm 24 horas para aceitar o desafio e doar 100 dólares para a Associação da Esclerose Lateral Amiotrófica, depois de jogar o balde de água gelada na própria cabeça o desafiado pode propor o desafio a mais 3 pessoas.


Entenda a doença (sim, eu vou falar sobre o desafio, sobre as celebridades que participaram, sobre as paródias, mas antes vamos nos atentar ao que realmente importa e o motivo pelo qual tudo isso está acontecendo). A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença rara degenerativa que paralisa os músculos do corpo, sem afetar as funções cerebrais. No Brasil, a Associação Pró-Cura da ELA representa os pacientes e busca doações para pesquisas e apoio aos diagnosticados com a doença, conheça o site: www.procuradaela.com.br, e se puder faça a sua contribuição (não precisa nem jogar uma balde de água gelada na cabeça), os dados estão nesse link aqui.


Desde que o viral ganhou repercussão mundial os números de colaboradores só aumentam, além dos doadores assíduos, mais de 600 mil doadores fizeram a primeira doação influenciadas pelo viral. Entre julho e agosto desse ano já foram arrecadados mais de US$ 31,5milhões de dólares, quase o triplo do valor arrecadado no mesmo período do ano de 2013.

A campanha viralizou quando nomes conhecidos da tecnologia, entre eles Mark Zuckerberg aceitou o desafio e publicou o vídeo em sua rede social, um de seus desafiados? Ninguém mais, ninguém menos que Bill Gates (que além de aceitar o desafio, ainda preparou uma engenhoca para que o balde de água fosse jogado em sua cabeça), o presidente da Amazon,Jeff Bezos também entrou na onda, mas não parou por aí, diversas celebridades e esportistas também toparam o desafio, entre eles: Oprah Winfrey, Steven Spielberg, Jennifer Lopez, Messi, Cristiano Ronaldo, Eddie Vedder, Lady Gaga (mais fria do que a água que caiu me sua cabeça), Robert Downey Jr, Lebron James , Usain Bolt, o elenco da série Grey’s Anatomy, a família Kennedy, Jim Parsons (Bazinga), Jon Bon Jovi e por aí vai, provavelmente enquanto eu escrevo esse texto, outros nomes vão aparecer então eu ficaria eternamente escrevendo sobre as celebridades que aceitaram o desafio.


Tantas pessoas sendo desafiadas, fez com que o desafio chegasse ao Brasil, através do jogador Marcelo, a partir daí centenas de artistas brasileiros também toparam o desafio, alguns deles são: Ivete Sangalo, Luciano Huck, Gisele Bundchen, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga (ao vivo), Eliana, Galvão Bueno, Palmirinha (na versão mais fofa do desafio aqui no Brasil), Willian Bonner, José Luiz Datena, Regina Casé, entre muitos outros.



As Paródias


Três paródias foram muito comentadas nos últimos dias, a de Rafinha Bastos, Charlie Sheen e a da banda Foo Fighters.


Rafinha Bastos ironizou a falta de água em São Paulo e ainda desafiou o prefeito Fernando Haddad, o governador Geraldo Alckmin e a presidenta Dilma, após desafiá-los, Rafinha jogou um balde vazio em sua cabeça e disse: “Não tem nada, porque eu moro em São Paulo e na minha casa não tem água”.



Charlie Sheen não deixou o balde cheio de água, mas sim cheio de dinheiro, várias notas de dólares dizendo o seguinte: “Opa, aqui não tem gelo. Tem 10 mil dólares em dinheiro, que doarei para a ASL. Porque gelo derrete, mas dinheiro não”.



Já a paródia do Dave Grohl foi épica, a banda Foo Fighters realizou um remake da cena da festa escolar de Carrie, a Estranha. No filme de 1976, Carrie é atacada com um balde de sangue, já para entrar no desafio, Dave Grohl tomou um banho de gelo, de vestido e coroa para deixar tudo mais próximo a cena do filme.



O Desafio e as Marcas


Isso mesmo, o desafio não ficou só entre empresários, esportistas e celebridades, as marcas também aproveitaram suas redes sociais para entrar no desafio e desafiar as “coleguinhas”. Uma das primeiras marcas foi a do bolinho “Ana Maria” que desafiou o Ponto Frio, depois outras marcas como Mc Donald’s, Sony, Nokia, Magazine Luiza, Submarino também colocaram seus mascotes para tomar esse banho gelado. Confira algumas imagens:


Imagem 5 Imagem 4



Balde de gelo mc donalds Balde de gelo sony


Curiosidades:


1 – A mais famosa personalidade afetada pela doença é o físico Stephen Hawking (sim, o ídolo de Sheldon na série The Big Bang Theory).


2 – Um dos criadores do desafio, Corin Griffin, morreu afogado na última semana, Corin tinha apenas 27 anos, ele havia arrecadado mais de 100 mil dólares horas antes de sua morte através do desafio.


3 - A Samsung aproveitou o desafio para provocar a rival Apple, usando o modelo Galaxy S5 que é a prova d’água, a Samsung desafia o iPhone 5S da Apple que não é resistente a água. Confira o vídeo:



4 - Desde que o desafio foi lançado mais de 2,4 milhões de pessoas no mundo inteiro já comentaram sobre o assunto nas redes sociais.


5 - Antes mesmo de existir o desafio, o pessoal do Chaves já jogou muito balde de água na cabeça.


Acho que por enquanto é isso pessoal, o texto demorou um pouco para sair, mas aqui tem um resumo de tudo o que aconteceu nessa última semana sobre o Ice Bucket Challenge, vale lembrar que por mais que algumas celebridades tenham usado a campanha para autopromoção, o que realmente importa é que muitas pessoas que desconheciam a doença, hoje sabem do que se trata e todas as doações vão ajudar a investir nas pesquisas para Leia mais…

From:: Digital Marketing News



Desafio do Balde de Gelo – viral, marcas e curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário