Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

23 Previsões sobre o e-Commerce brasileiro em 2015.

By ricardom@bizrevolution.com.br (Ricardo Jordão Magalhães)



O que vai acontecer no mercado brasileiro de e-commerce em 2015?


Eu fiz essa pergunta para dezenas de profissionais do ecommerce brasileiro que considero incríveis.


Alguns deles ainda estão de férias, ou em eventos fora do Brasil, e ainda não me responderam.


22 profissionais já responderam a minha pergunta falando sobre omnichannel, mobile, experiência do cliente, redução de custos, mídia, fidelização, nichos de mercado, tecnologias e muito mais.


Eu espero que a visão de negócios dessa turma incrível possa te ajudar a planejar melhor o seu 2015.


Confere:


“Não é ROI, é ROR – Return On Relationship. Em 2015 a maioria dos programas de marketing irão começar a medir o investimento em termos de ROR em vez de só olhar o ROI do dia a dia. É importante parar de pensar apenas no retorno imediato das ações de marketing e colocar na conta todo o relacionamento gerado a partir de uma ação!” Leo Cid Ferreira , CEO da Ad.Dialeto .


“Para 2015 vejo que, embora as previsões econômicas não sejam as melhores, o ecommerce não precisará driblar desafios como Copa e eleições. Vejo no entanto que a lógica simples de comprar share a qualquer custo perde fôlego e com isso a exigência de resultados na operação passa a ser maior.” Ronald Heinrichs , Diretor Geral da Meu Móvel de Madeira .


“2015 será um ano de altos e baixos. Na visão macroeconômica 2015 será pior que 2014. Por outro lado o varejo digital vai continuar crescendo na contramão de vários outros setores. Os varejistas que já tem uma boa estratégia online deverão começar a rever suas operações para torná-las lucrativas e o caminho passa pelaintegração de canais. 2015 será um ano onde os varejistas terão certeza que uma estratégia digital”customer centric” é necessária. 2015 será o ano dos dispositivos móveis. Mobiletem potencial para ser o grande integrador entreos canais.” Alexandre Soncini , Diretor de Marketing da VTEX .


“Desde 2007 quando iniciou a nova fase do e-commerce brasileiro, acredito que esse seja o primeiro ano mais difícil para fazer previsões. Tenho visto um movimento de grandes empresas querendo entrar nesse mercado e outras querendo acelerar ainda mais o seu crescimento, isso é muito importante para o aumento desse setor. Não acredito que teremos um crescimento muito alto de novos e-consumidores como tivemos nos últimos anos, principalmente por conta da classe C com mais acesso a internet e mobile, mas continuaremos com o crescimento médio de 20% ao ano em faturamento. Tambem acredito que o mobile deve continuar crescendo em participacao nas vendas.” Roney Almeida , Diretor de e-Commerce na Camisaria Colombo .


“A maior tendência deste ano, na minha opinião, é rentabilização do fluxo do site. Com a mídia cada vez mais cara e com 98,5% em média desse fluxo não se convertendo em vendas, rentabilizar este fluxo de alguma forma se torna obrigação. No último trimestre de 2014 começamos a ver algumas grandes operações, como Extra e Americanas, vendendo espaço de midia em seus sites via parceiros, como Google, Chaordic ou rede de afiliados como Criteo. A máxima de não incentivar o cliente a sair do seu site em hipótese alguma caiu em desuso. Essa é mais uma verdade absoluta do ecommerce que deixará de ser verdade em 2015.” Thiago Pereira , Gerente Geral do e-Commerce da Marisa .


“Em 2015 será necessário, muito mais inteligência em pegar o dinheiro do consumidor, o comportamento de compra já mudou, assim divulgue com mais precisão (isso custa caro), invista em recompra, afinal ele já seu cliente, você irá precisar ter um mix de produtos mais assertivo, formas de pagamento mais flexíveis, mas que não comprometam sua margem de contribuição, e melhore muito a experiência de entrega aos seus clientes, em 2015 pense, porque o cliente gastaria o dinheiro dele com você? A resposta tem que ser, porque minha loja é incrível!” Nelson Scoz , Gerente de Consultoria de eCommerce da Rakuten .


“2015 para mim é o ano em que acaba essa tentativa inútil de tentar determinar atribuição de ROI para cada uma das mídias. Nos últimos 5 anos a gente vem falando de tirar o peso do last click e distribuí-lo entre outros canais mas ninguém chegou, e provavelmente jamais chegará, a uma fórmula de atribuição justa. Será o ano em que o digital terá que ser considerado , finalmente, como parte integrante do todo. O ano em que o mercado terá que entender que aquela compra feita na loja física foi decidida no digital sem last click mas com muita informação, opinião de usuário, reclame aqui analisado, relacionamento, facilidade de trocas, etc. Acho que, finalmente, 2015 o mercado acordará pra isso tudo. Esse é um ponto. O outro ponto será o avanço do mobile. Não tenho dúvidas que nos próximos 5 anos o computador será uma ferramenta usada apenas em escritório. Quantas pessoas da sua timeline ainda abrem o computador a noite em casa? Poucas. E o número vai cair. Tudo vai pro Mobile!” Victor Popper , Presidente da AllIn .


“Acredito que 2015 será o ano de buscar rentabilidade, desenfrear a busca do crescimento PPR faturamento a qualquer custo e começar a trabalhar frentes que darão resultado e não so receita, na minha visão alguns pontos que melhorarão a rentabilidade dos e-commerce neste ano são: Omnichannel, integrar todos os pontos de contatos da loja/marca c os clientes; Market Place, quem tem tráfego gera receita quem tem estoque gera abastecimento Fullfilment e distribuição; Atendimento e fidelização, aumentar o ticket médio e a recompra na base, começaremos a olhar mais o Customer Life time Value.” Luiz Pavão , COO na Infracommerce .


“Eu acredito que 2015 será o ano do consumidor no e-commerce. O consumidor está cada vez mais exigente e neste ano, os e-varejistas terão que mostrar seriedade e transparência total nas suas relações. Aquele que não Leia mais…


From:: Visão de Marketing Digital


The post 23 Previsões sobre o e-Commerce brasileiro em 2015. appeared first on Empresa Especialista em Marketing Digital em Brasília-DF.


http://brasiliadigitalmarketing.com.br/marketing-digital/2015/01/20/23-previsoes-sobre-o-e-commerce-brasileiro-em-2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário