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segunda-feira, 30 de março de 2015

Como treinar os seus vendedores sem contratar um palestrante

By ricardom@bizrevolution.com.br (Ricardo Jordão Magalhães)


Falta 1 dia para acabar o trimestre. A pergunta é: você já bateu as suas metas? Você já superou as suas metas? Como você está com relação as suas metas? Falta 1 dia para acabar o trimestre!


Você já pagou o carnê do baú?


Você está em dia com o carnê do baú?!


Falta 1 dia para acabar o trimestre.


Pode ser que o caminhão do seu concorrente caia na ribanceira e você acabe batendo a sua meta.


Mas, se você quiser bater as suas metas com mérito próprio, tem várias coisas que você pode fazer ao longo do trimestre assegurar que você vai chegar ao final do mês bombando.


Uma dessas coisas é Treinamento!


E não é porque eu faço treinamento que eu estou falando sobre treinamento.


Você tem que treinar!


Você tem que praticar!


Você tem que estudar!


Vendas não é sobre abaixar o preço. Vendas não é sobre relacionamento e ponto final.


Você tem que dedicar um tempo para aprender como faz isso.


Você tem que fazer treinamento de vendas para entender as melhores práticas, e praticar.


Todos esses jogadores que tem por ai que ganham milhões de dólares para jogar futebol treinam dezenas ou centenas de horas antes de entrar em campo.


Ano que vem nas Olimpíadas, um cidadão vai faturar a medalha de ouro depois de treinar centenas de horas para atingir esse objetivo.


E você quer bater as suas metas sem treinamento?!!


Você quer chegar todos os dias para trabalhar no mesmo horário e sair todos os dias no mesmo horário e fazer as mesmas coisas todos os dias sem fazer nenhum tipo de treinamento??


Daqui a pouco você vai ligar para um cliente sem antes treinar o que você vai falar?


Amanhã você vai fazer uma visita a um cliente sem antes treinar como a visita vai ser feita???


Não tem nada a ver.


Você vai dançar.


Você tem que fazer treinamento! Treinamento acelera as vendas. Treinamento faz você fazer mais com menos.


Eu vou agora compartilhar com vocês algumas idéias para incentivá-los a fazerem mais treinamentos nas suas empresas.


1o. Toda reunião de vendas tem que ter treinamento. Tem que existir um momento de aprendizado dentro da reunião de vendas.


Se você é vendedor – e o seu chefinho não está lendo esse -texto, envie esse artigo discretamente para ele. :)


Todas as semanas é preciso ter reuniões de vendas!


Todo curso que eu faço eu pergunto para as pessoas, “Quem tem reuniões de vendas semanais levanta a mão?!”


Para a minha grande tristeza menos de 30% das pessoas levantam a mão.


30% das áreas de vendas que tem por ai tem alguma reunião de vendas todas as semanas.


Isso é uma vergonha.


Uma tristeza!


Você se diz gerente de vendas mas não faz uma reunião semanal com os seus vendedores?? Você está lascado!


Pede para sair! Você não é gerente de nada!


Tem que ter reuniões de vendas todas as semanas. E você tem que dedicar 20% do tempo das reuniões para a educação dos seus vendedores. Tem que ter um tempo dedicado ao treinamento. Tem que ter!


Nos vinte minutos finais da reunião você poderia lançar um exercício para os vendedores conversarem a respeito e resolverem sozinhos.


Exemplo, “Nós queremos vender em uma grande empresa do mercado farmacêutico mas o comprador só quer saber de bola, o que nós devemos fazer para vender nesse caso?”


O objetivo do exercício é fazer toda a equipe chegar a um consenso sobre a melhor maneira de abordar um cliente em uma situação como essa.


Nós temos que continuar estudando!


Nós temos que ter treinamentos na empresa!


E não apenas quando você envia os seus vendedores para assistir a uma palestrinha motivacional por ai.


Tem que ter treinamento na empresa!


Todas as semanas!


As melhores áreas de vendas que tem por ai passam pelo menos uma hora do seu tempo todas as semanas em treinamento.


E se não tem treinamento ao vivo, tem gravações, tem vídeos onde os melhores vendedores da empresa estão ensinando quem acabou de entrar a vender.


Faça isso!


Outra coisa, incentive os seus vendedores a estudar.


Quando você estiver passando pela mesa deles, dá uma olhada se tem algum livro sobre vendas, marketing, inovação ou estratégia em cima da mesa; e se não estiver, incentive os caras a comprar livros!


E se você notar que o cara não pode comprar um livro, compra para ele!


Incentive os vendedores a terem livros em cima da mesa.


Compartilhe artigos que você já leu!


Qualquer um pode e deve compartilhar artigos e informações úteis para os colegas. Seja gerente de vendas ou não, compartilhe artigos que você leu.


Compartilhe vídeos que você já assistiu que possa ajudar os seus colegas, o seu chefe, ou os seus funcionários a ampliarem os seus conhecimento sobre Vendas.


Compartilhe artigos, compartilhe livros, transforme a sua reunião de vendas em um momento de educação e treinamento.


Essas são algumas idéias que você deveria colocar em prática para acelerar o treinamento da equipe de vendas.


Por fim, não menos importante, é você revisar os negócios que você perdeu.


Por que você perdeu o negócio x?


Vai lá e faça uma revisão de tudo que aconteceu.


Qual foi a besteira que você falou na reunião?


Qual foi o erro que você cometeu na proposta?


Faça também uma revisão dos negócios que você ganhou!


Faça uma revisão das vitórias para descobrir o que você pode aprender para utilizar as boas práticas em outras oportunidades.


E se nas últimas semanas você ganhou um negócio bacana, peça para o seu chefinho cinco minutos do tempo da próxima reunião de vendas para explicar para os seus colegas como você fez para vencer.


Qual foi a idéia maravilhosa que você praticou para transformar o lead em um negócio legal? Como você chamou a atenção do comprador? Como você demonstrou o ROI?


Seja generoso. Ensine para os outros tudo que você já sabe.


Falta 1 dia para terminar o trimestre.


O que você já fez?


O que você vai fazer?


E se você não conseguir bater a sua meta nesse trimestre, entra no trimestre que vem entendendo que um dos pilares para você bater a sua meta o quanto antes é treinamento de vendas.


VAMOS PRÁS CABEÇAS!



Leia mais…


From:: Visão de Marketing Digital


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