Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Estou preparado para criar meu próprio negócio?

By Bianca Ponte

Love Job

Acabou a faculdade, acabou o estágio, e para piorar, não fui efetivado. Quando saber que está na hora certa de começar o meu negócio?

Provavelmente já passou na sua cabeça alguma ideia ou projeto que possivelmente poderia se tornar um negócio rentável. Quem sabe você não pode começar com o próprio TCC? Até porque, o trabalho de conclusão de curso é o trabalho mais engajado desenvolvido durante todos os anos de faculdade.

Mas, será que saímos da universidade preparados para ser um empreendedor?

A resposta provavelmente é não, por mais que a faculdade tenha lhe dado toda a base prática e teórica, existe um universo muito maior que esse para começar a buscar seus próprios caminhos no mercado.

Selecionamos 13 dicas essenciais para que você possa dar o primeiro passo no mundo do empreendedorismo:

  1. Aprenda a ser multiprofissional

busy

Operações, finanças, jurídico, marketing, design, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, e entre outras funções. Você não precisa ser profissional em tudo isso, mas, precisa ultrapassar seus conhecimentos para se encaixar no mercado. Até porque, você não consegue começar com tantos funcionários assim, e precisa entender de tudo um pouco para que o negócio dê certo.

  1. Fique feliz ao ir trabalhar

Pode parecer algo clichê, mas você precisa gostar do que faz. No começo é muito difícil seu negócio ter renda suficiente, por isso, ame o que você faz, e tenha MUITA força de vontade para continuar. A partir do momento que você gerencia seu negocio, seu trabalho será muito além do que você gosta, haverá sempre a parte boa e uma parte ruim, e você tem que aprender a lidar com isso.

  1. Venda seu peixevendedor

Você é quem vai divulgar seu próprio trabalho, saiba apresentar e falar sobre o que você faz. Não se esqueça que é de suma importância saber formular seu preço. Ao mesmo tempo em que deve-se levar em conta sua experiência (que é iniciante), também é preciso valorizar seu trabalho (até porque, você terá muitas contas á pagar no fim do mês). O equilíbrio é sempre a peça chave.

  1. Estratégia e gestão

Gestão

Grandes ideias não garantem mercado. Tenha boas estratégias e não aja por impulso. Saiba como gerenciar seu negocio no dia-a-dia, estude os gastos, tenha metas, além de interações internas e externas.

  1. Relacionamento

parceiros

Os professores da faculdade, os antigos chefes, os colegas da turma, aquele cliente de um freela que você fez há muito tempo atrás, enfim, todos eles… MANTENHA CONTATO! São essas pessoas que vão direcionar como você deve agir no mercado (ou não agir).

  1. Pense grande

Boas ideias

Você é capaz de desenvolver boas ideias, em cima de embasamentos práticos e teóricos. Procure exercitar a prática de pensar fora da caixa, e tenha sempre senso crítico com seus próprios trabalhos.

  1. Questione-se sempre

Question

O importante nesse processo é saber questionar e procurar as soluções, isso ajudará a encontrar mais fácil o caminho e as atitudes corretas para o desenvolvimento de seu negócio.

  1. Seja amigo do seu concorrente

friends

Não se esqueça que você está começando, por isso, seu concorrente é a referência de quem você será ou não no futuro. Um relacionamento amigável, só trará bons frutos.

  1. O público é seu melhor amigo

cliente

Ame mais seu consumidor / cliente do que seu próprio negócio. Pois é ele quem fará a propaganda inicial e lhe dará motivação para bons trabalhos. A fidelização de um público é importantíssimo para o sucesso.

  1. Potencial de negócio x viabilidade econômica

economia

Não é porque a economia está ruim que seu negócio não vai dar certo. Claro que isso influencia muito nos gastos, no mercado e até mesmo parceiros. Porém, é preciso saber identificar se o seu negócio tem ou não potencial, mesmo com as influências dos fatores externos.

  1. SEM argumentos emocionais

emotion

Ser otimista é necessário, mas seja otimista com racionalidade. Tenha conhecimento prévio de tudo que vai fazer, conheça os riscos do negócio e saiba resolver problemas!

  1. Antes de tudo: tenha planejamento e metodologia

planejamento

Estude o mercado, o consumidor, o concorrente, faça um plano de negócio e não se esqueça do querido cronograma!

  1. Saiba a hora de encerrar seu negócio

finish

Se não está dando certo, saiba quando é o momento certo de parar. Grande parte das ideias de sucesso acontecem na segunda ou na terceira tentativa.

E lembre-se, no meio de tudo isso podem surgir inúmeros problemas como a falta de experiência e de capital financeiro, mas, se você não está disposto a se arriscar, não saberá se aquilo poderia dar certo ou não.

“Os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência” – Lisa M. Amos, executiva

Leia mais…

From:: Midia Publicitaria

The post Estou preparado para criar meu próprio negócio? appeared first on Brasília TOP Empresa Especialista em Marketing Digital em Brasília-DF.

http://brasiliadigitalmarketing.com.br/marketing-digital/2015/06/30/estou-preparado-para-criar-meu-proprio-negocio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário