A Ipsos Connect, que coordena os serviços de comunicação de marca, propaganda e mídia, monitorou o buzz gerado nas redes sociais brasileiras pelo desafio que o Burger King fez ao seu rival histórico, o McDonald’s, para juntos desenvolverem um lanche para o Dia Internacional da Paz.
Segundo a Ipsos, os comentários em torno da ação cresceram 390% durante os três primeiros dias após o desafio ter sido lançado, na quarta-feira, 26.
Quem mais se beneficiou da ação depois do Burger King foi a rede Giraffas que pegou carona com sua ação ‘Nós aceitamos’ (leia mais sobre os bastidores). A rede Giraffas cresceu seu buzz mais que o resto (1000%), e foi a marca que trouxe mais associações positivas nas suas menções (28% x 17% e 18% dos concorrentes). Além disso, conquistou em torno de 10% do share de menções diante de 3% do seu histórico.
A resposta do McDonald’s o deixou um passo atrás. Sendo líderes tradicionais no share of buzz (63% antes da campanha), eles perderam o primeiro lugar para Burger King, que foi quem melhor capitalizou a própria ativação, ficando no primeiro lugar do pódio (subiu de 34% para 58% neste quesito).
A conclusão do levantamento ressalta que as plataformas de redes sociais mostraram a democracia do marketing moderno. “Nelas, resultados podem ser alcançados não só realizando boas campanhas próprias: “pegar carona” em uma como esta também pode ser uma ótima ideia.”
A loja fictícia que venderia o McWhopper
Crédito: Reprodução
From:: Meio e Mensagem
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