Um turista em um mochilão na Escócia para em um pub para tomar um drinque.
As únicas pessoas no bar são um barman e um velho tomando uma cerveja. O turista pede uma, e senta-se em silêncio por um tempo.
De repente o velho se vira para ele e diz:
“Você vê este bar? Eu construí esta bar com as minhas próprias mãos e a melhor madeira nesta cidade. Dei mais amor e carinho a ele do que a meu próprio filho.”
Mas eles me chamam de João, o construtor do bar? Não.
E o velho olha para fora da janela.
“Você vê aquela parede de pedra lá fora? Eu construí esse muro de pedra com as minhas próprias mãos. Busquei pedra por pedra, e construi esta parede debaixo de chuva e frio. Mas eles me chamam de João o construtor da parede de pedra? Não.”
E o velho olha para fora da janela.
“Você vê aquele píer no lago lá fora? Eu construí aquele pier com as minhas próprias mãos. Construí desde as estacas nadando contra a maré e areia, tábua por tábua. Mas eles me chamam de João o construtor do cais? Não. Mas você fode uma cabra… ”
A Arte de Contar Histórias
Storytelling é contar piadas. É saber o seu slogan, a sua linha final.
É saber que tudo o que você está dizendo, da primeira linha até a final, está levando a um objetivo único, e, idealmente, confirmando alguma verdade profunda sobre o nosso entendimento de quem somos como seres humanos.
Todos nós amamos histórias. Nós nascemos para elas.
Histórias afirmam quem somos. Todos nós queremos afirmações que as nossas vidas têm significado.
E nada faz uma afirmação maior do que quando nos conectamos através de histórias.
Elas podem atravessar as barreiras do tempo, do passado, do presente e futuro, e nos permitem experimentar as semelhanças entre nós através de outros, reais e imaginários.
Essa história é o início da apresentação As Dicas de uma Grande História do produtor de cinema Andrew Stanton no TED, responsável por histórias como Toy Story, WALL-E e Procurando Nemo.
Os 10 Elementos de Uma Grande História
Os negócios que fazem storytelling e contam as histórias certas tem uma grande vantagem.
Como as histórias conectam, encantam e inspiram, elas podem levar o seu cliente a escolher o seu produto ou serviço, e não o seu concorrente.
É preciso entender que o herói da história não é o seu negócio, o seu produto ou serviço. Este é um dos maiores erros das empresas ao contarem histórias e ao fazerem as suas comunicações.
O herói das histórias deve ser sempre o seu cliente.
Confira um breve resumo dos 10 elementos de uma grande história:
Herói
O herói da história é sempre o seu cliente. Não é o seu produto, serviço ou negócio.
Meta
O herói tem uma meta. O que o seu cliente deseja? Qual é o problema que ele quer resolver?
Obstáculo
Se o seu cliente deseja algo e ainda não tem, é por algum motivo. Porque o seu cliente precisa de você?
Mentor
Qual é o seu produto ou serviço que vai ajudar o herói a atingir a sua meta? Por que?
Sequência
Qual é a sequência da história? Toda história precisa de um começo, meio e fim.
Suspense
“O público não vai entrar em sintonia para assistir informações. Você não faria isso, eu não faria. Ninguém faria ou fará. O público só vai entrar em sintonia – e ficar sintonizado – para assistir drama.” – David Mamet.
Essa frase explica porque você precisa de suspense na sua história. Esse é um dos grandes segredos de storytelling.
Contraste
O contraste contribui para a sua história. Altos e baixos fazem a sua história ser mais interessante.
Moral
A sua história tem um objetivo. Nos negócios, a moral das histórias deve levar o cliente a usar seus produtos e serviços.
A moral é a chamada para ação, o call-to-action. Qual é a moral da história?
Ela deve ser o que você deseja que o seu cliente faça em seguida. Por exemplo, se você quer ser que nem o João, estude na Universidade X.
Verdade
Qual é a verdade que a sua história conta?
Transformação
Qual é a transformação que o herói atingiu depois da história? Qual é a transformação que o seu cliente terá depois de usar o seu produto ou serviço?
Este breve resumo sobre storytelling e como uso a favor da comunicação do seu negócio é um bom começo.
No Treinamento Mídia, Não Marketing, eu conto como pessoas e empresas usaram histórias para construir negócios com mídia, não marketing, e como você também pode usar esta estratégia.
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