“Não se agonie. Organize-se” Florynce Kennedy
Sabe aquele artigo ou notícia interessante que você viu rapidamente e guardou em algum lugar para consultar futuramente? Então, a chance de você nunca mais achar ele ou demorar um tempão para encontrá-lo é grande!
Segundo Tadeu Cruz, especialista em gestão do conhecimento, “a gerência do conhecimento, ou knowledge management (KM), é um conjunto formado por metodologias e tecnologias que tem por finalidade criar condições para identificar, integrar, capturar, recuperar e compartilhar conhecimento existente em qualquer tipo de organização.”
Por este motivo e outros que citarei na seqüência, a gestão do conhecimento é tão importante e muitas vezes passa despercebida pela maioria das pessoas. Mas porque isso?
Na maioria dos casos, faltam 2 itens importantes. A organização ou taxonomia e a metodologia de captura e recuperação.
Atualmente existe tanta, mas tanta informação que acabamos por deixá-la passar despercebida , mesmo sabendo que ela é importante e será usada no futuro. Para resolver boa parte dos nossos problemas e ganharmos tempo e dinheiro, precisamos observar e praticar esses 2 conceitos.
ORGANIZAR – CAPTURAR E RECUPERAR
Taxonomia
É a organização das áreas de informação e interesse de maneira geral e hierárquica. Sobre ela, deixo algumas dicas que tenho aplicado e geram ótimos resultados.
- Utilize a mesma organização física e do seu PC;
- Deixe a hierarquia impressa para se acostumar;
- Defina quais são suas áreas de interesse, e não use mais que 10 grupos;
- Sempre reveja as pastas para ver se estão atualizadas;
- Revise a parte física para:
- Jogar no lixo;
- Guardar;
i. Em arquivos ou pastas;
ii. Em uma base de conhecimento;
iii. Reservar uma pendência;
– Agir sobre algo;
Captura e Recuperação
Depois de definido como vai organizar seus arquivos, é hora de capturar a informação interessante e depois saber como recuperá-la nos momentos necessários.
Para a captura existem ótimas ferramentas como o Evernote ou Onenote. Ambas ferramentas podem ser utilizadas em navegadores e com um clique, armazenam o conteúdo.
Porém, antes de armazenar é importante classificar a informação em alguma sub-pasta ou caderno, e ainda atribuir a ela uma etiqueta ou #hashtag para facilitar a busca futura.
Aproveite para redefinir suas áreas de interesse e prioridade, assim fica mais fácil organizar, capturar e recuperar informações importantes no futuro.
Workshop // Laboratório de inovação – Pesquisa com usuários, prototipação e experimentação para criar produtos e serviços que as pessoas amam, na prática. Inscrições abertas!
The post Tempo é dinheiro e a gestão do conhecimento é a solução! appeared first on Ideia de Marketing.
From:: Ideia de Marketing
The post Tempo é dinheiro e a gestão do conhecimento é a solução! appeared first on Brasília TOP Empresa Especialista em Marketing Digital em Brasília-DF.
http://brasiliadigitalmarketing.com.br/marketing-digital/2015/09/02/tempo-e-dinheiro-e-a-gestao-do-conhecimento-e-a-solucao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário