Quem nunca viu televisão enquanto conectados no Twitter ou Facebook pelo celular ? Hoje esta é uma prática das mais comuns entre os telespectadores, a famosa segunda tela que tanto falam. Depois de anos, esta tendência é hoje uma realidade e as empresas não ficaram por fora disso, principalmente após a Nielsen – uma das maiores empresas de pesquisa comunicacional e de consumo do mundo – lançar em parceria com o Twitter uma ferramente de monitoramento da audiência na plataforma. A análise é feita a partir do cruzamento de dados de audiência televisiva já coletados e os dados em tempo real do Twitter sobre os programas: “Como líder de medição de mídia, reconhecemos que o Twitter é uma fonte importante para a coleta de dados em tempo real sobre televisão”, Steve Hasker, presidente de Produtos de Mídia Global e Soluções para Anunciantes da Nielsen. Após o primeiro ano de pesquisa, a empresa revelou 38% de aumento de tuítes sobre programas de televisão.
Recentemente o recorde quebrado pelo MasterChef Brasil da Band, onde aconteceram mais de 1,8 milhão de Tweets, que geraram 65,6 milhões de impressões (quantidade de vezes em que os Tweets relacionados ao programa foram visualizados na plataforma), das 22h30 desta terça (15) até a 1h15 da madrugada de quarta-feira (16), foi a maior interação já registrada até hoje. Além disso, dentro das estratégias utilizadas pela emissora, teve também o anúncio do vencedor pelo Twitter da apresentadora Ana Paula Padrão antes de ir ao ar, o que rendeu mais de 56k novos seguidores a ela. Estes fatos só ajudam a evidenciar como o brasileiro está se tornando multitela.
Neste contexto surpreendente, a Conecta (plataforma web do IBOPE Inteligência) dirigiu um estudo publicado nesta quarta-feira, que trouxe a tona grandes números: 88% dos internautas assistem televisão enquanto navegam pela internet ao mesmo tempo sendo que destes, 65% utilizam o smartphone para navegar. Os números impressionam ainda mais quanto temos que 72% utilizam este tempo para navegar nas redes sociais e 10% utilizam para debater sobre os temas que estão acontecendo em tempo real.
No mais, o estudo revelou um dado que pode transformar a maneira como as empresas e até mesmo os veículos enxergam a segunda, terceira … quinta tela: eles são complementares! 96% dos internautas brasileiros afirmam já terem buscado na internet algo que viram na televisão, e o caminho inverso também ocorre, 81% ligaram a TV para assistir algo que viu sendo comentado nas redes sociais!
Claramente, o MasterChef já entendeu o recado e outras empresas como a Unilever (com CIF) já estão entrando nesta onda. Fica claro que o suporte de uma plataforma como Twitter ou até mesmo o Facebook – que recentemente atingiu maior potencial de audiência que a Globo – é de extrema importância para a permanência da televisão.
Será que vivemos uma era onde as mídias sociais e o smartphone vão sustentar a televisão e sua programação ?
O post Um olho na TV e outro no celular apareceu primeiro em Midia Publicitária.
From:: Midia Publicitaria
The post Um olho na TV e outro no celular appeared first on Brasília TOP Empresa Especialista em Marketing Digital em Brasília-DF.
http://brasiliadigitalmarketing.com.br/marketing-digital/2015/09/18/um-olho-na-tv-e-outro-no-celular/
Nenhum comentário:
Postar um comentário