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quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Publicidade com cara de relacionamento

By Hermes Garcia

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Imagem: shutterstock.com

Publicidade e propaganda sempre foram as principais responsáveis por aproximar empresas de seus clientes, através dos mais variados meios de comunicação, explorando as peculiaridades que cada meio possui para “conversar” com o público alvo. Um mero cartaz, um spot de rádio, aquela divulgação emocionante na TV ou palavras bem escolhidas no jornal são capazes de intensificar essa relação. Porém, a internet e seus aplicativos tem tornado esse vínculo empresa/cliente mais interpessoal ao possibilitar uma via que permite igualmente à troca de informação, ou seja, marcas conversam com pessoas como se também fossem pessoas, tornam-se mais reais, próximas, desfrutam de um contato de igual para igual com seu cliente.

Isso é importante porque inserções publicitárias deixam de ser meros elementos inconvenientes que vagam pelos meios de comunicação invadindo os momentos de entretenimento, e passam a ser, em alguns casos, relação desejada pelo cliente.

Obviamente que a relação construída por meio das redes sociais, nada mais é do que um complemento de uma série de ações, que incluem os demais meios, desenvolvidas para atingir o target. Mas discutindo exclusivamente sobre essa interação que ocorre no mundo virtual, observamos bons exemplos de tendências cada vez mais presentes no mundo publicitário.

Tirando proveito disso, alguns casos recentes merecem destaque, como por exemplo, a audaciosa campanha do Burger King que desafiou seu concorrente MC Donalds, para juntos, desenvolverem um lanche para o Dia internacional da Paz. Tal ousadia gerou buzz nas redes sócias, trazendo resultados positivos ao BK e principalmente a rede de lanchonetes Giraffas, que se aproveitou da oportunidade para topar o desafio e entrar na onda que consequentemente atraiu mais adeptos à marca.

Outro exemplo, ainda mais evidente, é a campanha da Chevrolet, que indo na contramão de empresas que investem na automatização de mensagens para atingir o maior público possível, aproximou-se de seus clientes cirando o que eles chamaram de C2C (consumer to consumer), do qual foi fornecido no comercial veiculado na TV o Whatsapp de consumidores reais da marca e que estariam disponíveis para esclarecer dúvidas e interagir com possíveis clientes.

Já a Algar Telecom desenvolveu o projeto “Você conta, a dupla canta”, com a dupla Vitor e Leo, divulgada nas mídias sociais. A campanha buscou transformar histórias de pessoas comuns, que se cadastraram pela internet, em músicas que seriam cantadas pela dupla sertaneja em um show em Uberlândia.

Por último, e talvez a mais perceptível interação cliente/marca pode ser observada na campanha da Hellmann´s, veiculada no Twitter. A ação denominada #PreparaPraMim possibilita o envio de receitas personalizadas de acordo com os ingredientes twittados pelos usuários. A prova da importância dessa interação foi comprovada pelos números recordes de participação nas redes sociais.

Esses exemplos, e o evidente crescimento da necessidade de profissionais de mídias sociais, sintetizam a tendência e importância dessa relação. Importante também lembrar que apesar da tecnologia, sempre haverá a necessidade de talentos publicitários que, quase sempre, serão os responsáveis por esses vínculos virtuais, o que não deixa de ser uma excelente oportunidade para os novos ingressantes ao mundo publicitário.

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