Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2015

É do Cacique – sobre o marketing direto na aldeia e a liderança

By Raphael Dino


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Como na sociedade em geral, as aldeias indígenas possuem uma organização social. Nelas existe um personagem importante que são os Caciques. Eles representam os membros das aldeias, fazem mediações dos conflitos em busca de melhorias juntamente com as lideranças da aldeia. Eles são respeitados por todos, pois são quem cuidam da aldeia. O cacique é uma das lideranças que luta pelo bem estar do seu povo.
O cacique tem o papel de ajudar a organizar as festas, reuniões e demais atividades que ocorrem na aldeia. Todos que visitam as aldeias ou desejam levar algo para elas tem, na maioria das vezes, que comunicar primeiramente com o Cacique. Ele é o representante máximo da aldeia e faz a mediação entre os membros da aldeia e as instituições como FUNAI e outras entidades.
O cacique também zela pela cultura de seu Povo para buscar meios para que as músicas, danças e tradições sejam passadas de uns para os outros, para que a aldeia não perca seus traços culturais.

Em sua sabedoria milenar, a cultura indígena valoriza muito o celebrar. Suas festas são manifestações alegres de amor à vida e a natureza. Têm como referência em suas tradições a espiritualidade, que é a dimensão da vida criada por um ser superior, tendo nos elementos da natureza – árvores, pássaros, animais, rios, lagos, matas – a grandeza da vida.

Essa tradição não tem sentido de coisa passada e sim na busca da memória, que é transmitida e atualizada de geração a geração, respeitando-se assim esses valores, adquirindo o dom da partilha em comemorar uns com os outros, vivendo a gratuidade do festejar.

Com a chegada da “nova civilização”, as comunidades indígenas criaram outros mecanismos políticos, sociais e econômicos. Foi desse contexto que nasceu a idéia da criação dos Jogos dos Povos Indígenas, um segmento que nunca fora antes pensado, cuja função e objetivos ganham cada vez mais o caráter de composição da grande família. Todos participam, promovendo a integração entre as diferentes tribos com sua cultura e esportes tradicionais.

Nasce um novo conceito de se fazer, conhecer e se estabelecer uma relação de igualdade com a sociedade envolvente. Somente o esporte possibilitará esse momento de respeito às diferenças e de promover a diversidade cultural étnica que caracteriza os indígenas brasileiros.

-Por Felipe Monteiro

Leia mais…

From:: Tudo sobre Marketing Digital

The post É do Cacique – sobre o marketing direto na aldeia e a liderança appeared first on Brasília TOP Empresa Especialista em Marketing Digital em Brasília-DF.

http://brasiliadigitalmarketing.com.br/marketing-digital/2015/12/04/e-do-cacique-sobre-o-marketing-direto-na-aldeia-e-a-lideranca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário