* Por Tom Denari, para o Advertising Age
Apesar das previsões de especialistas de publicidade de que usar Ron Burgundy para ajudar a vender o Dodge Durango não funcionaria, agora temos provas convincentes (um bom aumento nas vendas) do contrário. Após o lançamento da campanha, um cético professor de marketing escreveu: “Eu não poderia, em sã consciência, aconselhar nenhum dos meus clientes a investir seus dólares neste tipo de abordagem. Sobre a única coisa que os anunciantes podem contar para que a campanha funcione com segurança é comunicar os benefícios exclusivos do veículo e traduzir esses benefícios em economia de tempo e dinheiro para o comprador”. Ai!
Parece que o professor está errado, e um idiota como Ron Burgundy está, bem, “mais correto”. Aqui estão algumas lições para se aprender com esta campanha (com alguns vídeos complementares).
1. Pare de tentar convencer o público de que você é melhor do que os outros. Ao invés disso, seja culturalmente mais relevante que seus concorrentes. Uma marca não compete somente por atenção dentro de sua categoria, compete por atenção, ponto. Gostamos de pensar que as pessoas são racionais, com decisões bem pensadas, principalmente em relação a bens durávei. Porém, elas estão, na verdade, mais aptas para tomar decisões não racionais. Relevância cultural torna sua marca atual e lhe dá vida. Lembre-se de que na maioria dos casos é mais como eles se sentem sobre a marca e como ela reflete sobre eles, e não o que a marca faz para eles.
Crédito: Reprodução
2. Nem sempre você tem que mostrar o produto fazendo seu trabalho. Há décadas as pessoas têm visto caminhões em fazendas, puxando toras e subindo rochas. Outro anúncio de caminhão transportando carga não impedirá as pessoas de saírem do sofá para tomar uma cerveja.
3. As pessoas gostam de humor sutil Leia mais
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