Um evento como a Copa do Mundo traz incontáveis oportunidades de real time marketing, mas é preciso cuidado ao escolher em que conversa uma marca vai entrar.
No domingo, 29, a companhia aérea Royal Dutch Airlines, a KLM, se envolveu em uma polêmica por conta de uma postagem no Twitter feita logo após a vitória da Holanda sobre o México nas oitavas de final do mundial.
Junto à s hashflags dos dois paÃses, a aérea postou a seguinte mensagem: “Adiós, amigos” (Adeus, amigos, em tradução livre do espanhol). A mensagem foi acompanhada da fotografia de uma placa indicando o setor de embarques, tÃpicas de aeroportos ao redor do mundo. A imagem foi manipulada para exibir o sÃmbolo de um mexicano da forma mais clichê possÃvel: com bigodes e sombreros.
A imagem postada no Twitter da KLM.
Crédito: Reprodução/Twitter
Crédito: Reprodução/Twitter
O tweet enfureceu vários seguidores, incluindo o ator mexicano e fã de futebol Gael Garcia Bernal, que disparou contra a KLM e disse, meio a uma série de palavrões, que nunca mais voará pela companhia com sede em Amsterdã.
Gael foi apoiado por muitos seguidores e a companhia aérea apagou a postagem. Em seguida, o perfil oficial começou a responder individualmente os usuários que reclamavam. A KLM afirmou que não teve a intenção de magoar os sentimentos de ninguém e decidiu deletar o comentário. Emitiu também um pedido desculpas àqueles que se sentiram ofendidos. O estrago, porém, já havia sido feito.
Não é a primeira vez que uma empresa falha ao comemorar a vitória de um time no Twitter. No dia 16, ao celebrar a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, a Delta Airlines usou uma imagem da Estátua da Liberdade para representar os americanos, enquanto uma girafa se tornou o sÃmbolo da seleção africana. O problema é que não existem girafas no paÃs. O post foi apagado e um pedido de desculpas foi endereçado aos seguidores.
Leia mais: Conheça o QG de real time marketing da Coca-Cola na Copa do Mundo
Source: Meio e Mensagem
KLM desagrada mexicanos no Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário