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quinta-feira, 31 de julho de 2014

CRM – Será que eu preciso?

By Thiago Maia

Você já se esqueceu de alguma reunião? Já aconteceu de não lembrar o nome do cliente? E de esquecer como foi a última conversa de vocês? Se a resposta para uma ou todas as questões for SIM, então sim, você precisa. Pela falta de conhecimento sobre essa ferramenta muitos ainda passam por situações constrangedoras causadas pelas “panes da memória”. Para acreditar que o uso de um gestor é tão importante precisamos primeiro entender o que é esse tal CRM, então vamos lá!


A sigla CRM, que se refere ao termo em inglês Customer Relationship Management, pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente, que tem como propósito auxiliar o gerenciamento e melhorar o relacionamento com o cliente. Para facilitar essa gestão podemos utilizar um software CRM, que nada mais é do que um programa cuja função é auxiliar no controle das tarefas essenciais para manter um bom relacionamento com os clientes. Ao contrário do que muitos pensam, um software CRM não serve apenas para vendas, esse tipo de programa exerce papel fundamental também para o marketing, pois, uma vez que alimentado corretamente pode fornecer informações importantes para o planejamento e criação de novas estratégias.


Para a equipe comercial a utilização de um software CRM enriquece e melhora o relacionamento com os clientes e ao mesmo tempo diminui o tempo de resposta às estratégias adotadas. Utilizando um gestor de relacionamento é possível entender, por exemplo, em qual etapa do funil de vendas está o problema e mudar a estratégia. Outra ferramenta importante encontrada em alguns softwares CRM são as métricas de desempenho de cada profissional, onde se pode identificar em qual etapa esse profissional tem maior dificuldade e assim ajudá-lo em seu desenvolvimento. Identificar quais processos estão sendo ineficazes pode ser a resposta que você estava procurando para melhorá-los.


Se você perde muitas vendas sem saber como, onde e porquê, um CRM pode te ajudar a resolver essas incógnitas. Podemos melhorar os processos da venda começando pelo ponto mais importante dela: a análise dos resultados. Analisando os relatórios é possível identificar problemas e traçar novas estratégias individuais e para a equipe, e, consequentemente aumentar a conversão e os resultados.


O uso de um CRM é importante para qualquer profissional que tenha como parte da função lidar com clientes, e já existem alguns softwares que permitem a total personalização de campos, funis, tarefas, etc, a fim de tornar o programa útil em qualquer área da organização. O software em si não vai solucionar nossos problemas de memória, porém pode ser essencial e facilitar muito o dia-a-dia a partir do momento em que for alimentado com informações precisas e corretas. Essas informações, quando compartilhadas com o restante da equipe, serão muito importantes para que seja dada a continuidade ao processo de relacionamento com o cliente, que não se limita somente entre um funcionário e o cliente em si. Quando se tem uma equipe engajada, dedicada e comprometida a explorar o potencial de um software CRM o resultado tende sempre a ser positivo, com retornos mais rápidos e um relacionamento mais íntimo com o cliente, sem ter que, toda vez que encontrá-lo, ter que vasculhar na memória e tentar adivinhar seu nome.


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Source: Ideia de Marketing



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