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sábado, 30 de janeiro de 2016

O cliente é a razão de qualquer estratégia de vendas!

By Fabio Nascimento

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Imagem: shutterstock.com

A estratégia de vendas é um plano desenvolvido por empresas de qualquer porte com o principal objetivo o aumento dos lucros sobre a venda de produtos e serviços.

O consumidor muda de opinião muito facilmente antes de decidir o que comprar, por isso é importante que as empresas reavaliem constantemente as estratégicas de vendas dos seus negócios.

É importante encontrar o equilíbrio entre a persuasão e a compreensão de que o cliente não irá adquirir seu serviço ou produto. Para isso, a empresa precisa desenvolver uma sólida e consistente estratégia de vendas.

A razão de toda e qualquer estratégia de venda é sempre o cliente. Confira abaixo os principais exemplos:

01: Defina seu mercado-alvo: A empesa precisa entender que não consegue fazer negócios com todas as pessoas. É fundamental definir um mercado e identificar os hábitos dos seus clientes (idade, sexo, localização, gostos, etc). A partir, você vai poder planejar com eficiência conhecendo melhor seu cliente.

02: Defina métodos: Após a definição do seu público, o empreendedor precisa criar uma estratégia para entrar em contato com o mesmo. Será por meio de email, telefone, email marketing, PDV, campanha publicitária. É preciso criar um relacionamento com o cliente.

03: Crie um senso de urgência: Ao desenvolver uma campanha de desconto, oferta, o empreendedor precisa definir um prazo para fechar o negócio. Você precisa mostrar que o seu serviço ou produto é a escolha certa para ele naquele momento. O cliente deve sentir as vantagens que você está oferecendo para que ele tome a melhor decisão.

04: Conheça sua concorrência: Faça uma pesquisa e analise o que a concorrência está fazendo ou não. Desenvolva uma campanha de vendas que enfatiza os benefícios dos seus serviços e produtos em relação à concorrência. Convença o cliente que você sua empresa tem o que ele precisa.

05:Crie metas de vendas: O empreendedor precisa criar metas mensuráveis, específicas e reais, por exemplo vender 30 unidades em 30 dias para o cliente final de determinado produto.

06: Analise as tendências do mercado: O empreendedor precisa estar atento as mudanças e tendências de mercado. A economia vai determinar o comportamento do consumidor e você precisar se preparar com antecedência para melhor atende-lo.

O plano estratégico de vendas é um documento de fundamental importância, para que a empresa ajuste, evolua, desenvolva novos serviços e produtos, se organize para vender com mais eficiência e obter lucro.

Mas o cliente sempre será a razão de qualquer estratégia. É essencial para qualquer empresa desenvolver um relacionamento com o cliente. Ele é a razão de tudo, portanto é importante transmitir transparência, honestidade e preocupação com suas necessidades e interesses.

Por isso, todo e qualquer investimento em termos de marketing, precisam ser pensados desta maneira. Se for no marketing digital, por exemplo, você precisa se preocupar com a experiência do usuário, com a maneira como ele irá interagir com todo o cenário. Um site que não seja autoexplicativo, ou que então, tenha problemas de navegação, traz resultados ruins para o usuário e consequentemente, para você!

No marketing e vendas em geral, se as estratégias não forem sempre centradas no comportamento do consumidor final, as chances de estes fracassarem, são muito grandes!

Enfim, não importa o contexto, se sua empresa é B2C ou B2b, se é de vendas diretas ou de serviços. Se você não tiver uma atenção direta ao cliente, sempre pensando nele como centro de suas estratégias, dificilmente conseguirá um bom resultado. Afinal, são os clientes que fazem a marca se um sucesso (ou não!).  Em meu blog, o www.vocevendendomais.com.br tem muito conteúdo interessante sobre o tema!

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